6.4. Encenação da Via Sacra

Durante o período da Semana Santa acontece em todo o país uma das tradições mais populares do catolicismo, a encenação da Via Sacra. O evento é um misto de teatralidade, devoção e rezas. Algumas encenações contam com a participação da comunidade, como atores. Em algumas cidades do Brasil participam da apresentação diretores e artistas de renome nacional.

A apresentação da Via Sacra é um evento que acontece desde anos atrás, em diversas localidades do mundo, recontando a paixão e morte de Jesus Cristo com pequenas variações. Segundo Bittencourt (1993), acredita-se que o evento ocorra desde a época das Cruzadas, século XI/XIII. A Via Sacra, ou Via Crucis (do latim Via Crucis, caminho da cruz), simboliza o caminho que Jesus Cristo percorreu do Pretório de Pilatos até o monte Calvário, compreendendo 14 estações, etapas, ou passos, cada uma das quais apresentando uma cena da Paixão. Quando associado à Via Crucis, Jesus é especialmente venerado sob o nome de Nosso Senhor dos Passos.

A procissão da Via Sacra teve início na Terra Santa, onde os fiéis buscavam os lugares sagrados por onde passou Jesus, mas precisamente Jerusalém, considerada o principal ponto de convergência da fé cristã. Em procissão, os fiéis seguiam o percurso da Paixão de Cristo. Com o passar dos anos, a Via Sacra adveio a ser representada em vários países, sendo realizada nas comunidades cristãs dispersas pelo mundo.

No decorrer do espetáculo, são encenadas as estações da Via Sacra tal como a dolorosa trajetória de Jesus Cristo é indicada na Bíblia – é julgado e condenado à morte, sofre três quedas, encontra a mãe, confronta as mulheres de Jerusalém e morre crucificado. Os últimos momentos da vida de Jesus Cristo, contados nas atuais 14 estações tiveram grande variação, até chegarem ao número de estações que existem hoje. A cada estação tem-se uma nova parada, para novas rezas e reflexões. A apresentação, apesar de retratar uma história já conhecida por todos, ainda é capaz de emocionar muitos dos expectadores.

No estado de Goiás a encenação da Via Sacra em Novo Gama (Mesorregião Leste de Goiás) atraiu em 2014 um público de aproximadamente 30 mil pessoas, segundo autoridades locais. Devido à expressividade adquirida pelo espetáculo apresentado na cidade, o evento entrou para o Calendário Cívico-Cultural do Estado de Goiás do projeto de lei 17.416. A representação da Via Sacra em Novo Gama, que em 2014 contou com 400 participantes, a cada ano traz algumas surpresas na forma de representar a paixão e morte de Jesus Cristo. Em um posterior evento de confraternização, todos os participantes da encenação recebem um certificado e um DVD, referentes à sua participação no espetáculo.

As cidades de Porangatu (Mesorregião Norte) e Rio Verde (Mesorregião Sul) são outras duas localidades goianas onde são marcantes as representações teatrais da Via Sacra, sempre acompanhadas de muita devoção. A encenação da Via Sacra é um evento que sempre quando realizado atrai considerável número de expectadores, que em meio às rezas, assiste ao espetáculo.