Reconhecimentos

Atlas de festas populares é uma produção coletiva, fruto de exercício de pesquisas, trabalhos de campo, participação de pesquisadores nas múltiplas manifestações representadas, trocas de experiências com os sujeitos que vivenciam, promovem e organizam as festas populares em Goiás. Ademais, reconhece-se que essa produção se efetiva devido ao comprometimento, ao acolhimento, dedicação de todos/as os sujeitos sociais envolvidos nesse projeto e pelo apoio financeiro das agências de fomento.

A arte de fazer festa e vivenciá-la ficou de forma sensível traduzida nas imagens da artista mineira, Helena Vasconcelos, que, generosamente, concedeu parte das imagens contidas no Atlas. A obra dessa artista embeleza de forma singular, o mundo vivido do popular com suas cores, símbolos e traços.

Ainda, reconhecemos que esse Atlas ganha sua expressividade com as fotografias, quando o popular é capturado por lentes sensíveis e que certos momentos das festas nas imagens revelam as transformações de cotidianos partilhados. As fotos expressam as mentalidades e as perspectivas daqueles que vivenciam, pesquisam e participam das manifestações. Agradecemos Charline Maerters, Daniela Oliveira, João Guilherme Curado, Wagneide Rodrigues, Wanderley Pimenta, Maísa França Teixeira, Rosiane Dias Mota, Rubem Alves, Jorgeany de Fátima R. Moreira, Helder Gonçalves, Lívia Reis Mendes, Flávio Isaac, Luana N. Martins de Lima, Leila Sobreira Bastos, Caio Sena, Eliakim Philippe Ribeiro Gomes, Marise Vicente de Paula e, Valdemy Teixeira que registrou as obras de Helena Vasconcelos.

Nossos agradecimentos aos “festeiros” que estiveram disponíveis para fazerem as visitas às festas, participando, observando e procurando entender suas espacialidades

Para a produção do Atlas reconhece-se a complexidade que envolve a execução de um projeto plural em termos de concepções, procedimentos metodológicos e meios de divulgação dos resultados, logo, as equipes que diretamente realizam as etapas dessa produção são garantidas por uma mescla de graduandos, pós-graduandos, professores/as e técnicos. Agradecemos a equipe de autores que contribuiu na organização dos textos que representam as especificidades das festas populares: João Guilherme da Trindade Curado, Romero Ribeiro Barbosa, Isabella de Faria Bretas, Rosiane Dias Mota, Marise Vicente de Paula e Marcos Roberto Pereira Moura. A equipe técnica que participou na organização de dados, elaborando planilhas; e, na produção de mapas, tratamento de imagens e diagramações, o agradecimento com destaque para Wagneide Rodrigues responsável por compartilhar e contribuir conosco a melhor forma de materializar todas as informações.

Reconhecemos, ainda, a boa vontade de Bento Bento Alves Araújo Jayme Fleury Curado em efetuar a revisão do texto.

Somos particularmente gratas a profa. Dra. Giuliana Andreotti da Universidade de Trento-Itália, por elaborar com a equipe uma metodologia de percepção da paisagem e, a profa. Dra, Maria Augusta Mundim Vargas, da Universidade Federal de Sergipe pela elaboração do “Caderno do Pesquisador” essencial para o levantamento realizado sobre as festas.

Desenvolver o projeto em todas as localidades visitadas, só foi possível devida a uma rede de colaboração que se inicia com os fazedores, mestres da cultura, rezadores e organizadores das festas populares, em seguida, com o apoio das instituições (Prefeituras, Igrejas, e Grupos Culturais). Destarte, também agradecemos o apoio institucional das Universidades (UFG e UEG) e as agências de fomento de pesquisa (CNPq, CAPES e FAPEG).

Os organizadores