5. Festas Natalinas em Goiás

As festas do ciclo natalino iniciam-se na véspera do Natal, 24 de dezembro, e vão até o dia de Reis, 6 de janeiro. Com apenas doze dias de duração, durante o ciclo temos várias festividades natalinas, como as Cantatas de Natal e as Folias de Reis, que fazem referências à visita dos Reis Magos e ao grande dia do nascimento de Jesus. Desses folguedos em Goiás o mais representativo do ciclo natalino é sem dúvida a Folia de Reis. A simbologia do Natal é carregada de magia e cantigas, ritos de cunho teatral e drama litúrgico ou religioso.

Em meio às missas e novenas realizadas, as luzes do Natal animam as cidades. É também neste período que casas, templos e espaços públicos são ornamentados de luzes coloridas e enfeites brilhantes.

Em relação ao ciclo natalino, Vargas (2014 p. 256) explica que “As festas católicas ocorrem de acordo com o estabelecido pelo calendário litúrgico e o ciclo natalino ou o tempo do natal, é considerado como um ‘tempo forte’, em contraposição aos ‘tempos comuns’ em que se celebram outros santos”.

O tempo natalino é antecedido e preparado pelo Advento, que ocorre quatro semanas antes do natal. No período anterior ao Natal, que marca o nascimento de Jesus, são realizadas novenas nas igrejas e nas casas. As cidades goianas, assim como a maioria das cidades do Brasil, são ornamentadas pelos característicos símbolos natalinos, com árvores de Natal e muitas luzes espalhadas pelas residências e estabelecimentos comerciais.

As festas natalinas são representadas em cenários que conta com a presença de árvores de natal, luzes e presépios. As apresentações de corais ocorrem em praças de algumas cidades de Goiás. Algumas cidades organizam uma programação que dura uma semana, com apresentações culturais todas as noites. As natalinas dessa natureza podem ser encontradas em 49 cidades.

O Reveillon de Rua agita várias cidades goianas na virada do dia 31 de dezembro para 1º de janeiro. Sob queima de fogos acontecem shows de bandas que tocam músicas populares para a população que ocupa as ruas das cidades. Outros eventos que também movimentam algumas cidades nos meses de dezembro e janeiro são as festas alusivas aos aniversários de emancipação política, que animam vários municípios desse estado.

Os festejos em louvor a São Sebastião, apesar de não pertencerem ao ciclo natalino, sendo celebrados no dia 20 de janeiro, destacam-se por ocorrerem em diversas cidades goianas. É o santo mais celebrado nos meses de dezembro e janeiro, sendo encontradas Festas de São Sebastião em 40 municípios de Goiás.

As festas tipicamente natalinas, ou seja, aquelas que não apenas ocorrem nesse período, mas possuem sua temática ligada ao natal, são os festejos mais comuns em todo o país. No estado de Goiás, podemos encontrar 49 (quarenta e nove) festas que são realizadas nas cinco mesorregiões goianas. Praticamente todas as cidades de Goiás são decoradas para o Natal, algumas de forma mais modesta, outras de forma mais esplendorosa. Podemos encontrar 11 (onze) cidades ricamente iluminadas pela decoração natalina, a maioria delas também com presépio. Em 16 (dezesseis) cidades goianas, decoradas para o Natal, o destaque são apresentações artísticas variadas, algumas delas com temática não ligada ao natal. Em 4 (quatro) cidades goianas, o público pode assistir os Autos de Natal, que encenam o nascimento de Jesus Cristo. A entrega de brinquedos já é uma tradição natalina em todo o estado de Goiás, mas podemos encontrar 7 (sete) municípios goianos em que a festa natalina destaca-se pela ação social dedicada às crianças. As cantatas podem sem vislumbradas em 10 (dez) municípios goianos, ocasião em que os corais da cidade apresentam-se nas semanas que antecedem o Natal. Em Pirenópolis, é representada no período natalino as Pastorinhas, um auto de natal bastante difundido no nordeste, que na cidade goiana adquiriu características próprias.

Para retratar a espacialidade das festas típicas do natal em Goiás, distribuindo-se as mesmas por mesorregiões temos a seguinte configuração: 10 (dez) festas na mesorregião norte, 10 (dez) festas na mesorregião leste, 7 (sete) festas na mesorregião noroeste, 11 (onze) festas na mesorregião centro e 11 (onze) festas na mesorregião sul.

Em meio aos festejos natalinos que acontecem por todo o Brasil, o estado de Goiás ao realizar essa festa de tradição cristã, expõe sua diversidade cultural nas várias formas de se festejar o natal.