9.3. Histórias reveladas pela fé, devoção à Santos Reis

As histórias ouvidas a partir das narrativas dos foliões não deixam dúvidas sobre a devoção que eles mantêm para com os Santos Reis. São relatos de pedidos atendidos, de promessas exitosas, de ajudas concedidas.

Santos Reis representam não apenas aqueles que presenteiam o menino Jesus por ocasião do nascimento do infante, mas também aqueles que se deslocaram em busca do Salvador. É esta trajetória que é retomada por inúmeros devotos a cada ano, que a reproduzem com seus amigos e companheiros, pelas ruas de bairros em Anápolis e Pirenópolis.

As narrativas reveladas pela fé remetem ainda à ancestralidade familiar. É recorrente histórias de conservação de uma Folia por gerações de uma mesma família, o que demonstra não apenas a devoção, mas a necessidade de manutenção do mito fundador ligada à ancestralidade patriarcal.

As emoções se fazem presentes nas faces, gestos e vozes de muitos foliões, independente dos grupos de que participam – o que muitas das vezes se expande pois, integram várias folias, ultrapassando bairros e até mesmo cidades.