A Mesorregião Centro está entre as que possuem maior concentração de folias, sendo que a maioria das identificadas são realizadas no ciclo natalino. Os municípios contemplados com folias do ciclo natalino são Abadia de Goiás, Adelândia, Americano do Brasil, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Araçu, Aragoiânia, Barro Alto, Bela Vista de Goiás, Brazabrantes, Campo Limpo, Fazenda Nova, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Hidrolândia, Inhumas, Itaberaí, Itaguaru, Itapuranga Jaraguá, Jesúpolis, Morro Agudo de Goiás, Mossâmedes, Nerópolis, Nova América, Nova Veneza, Nova Glória, Ouro Verde de Goiás, Petrolina de Goiás, Rialma, Rubiataba, Santo Antônio de Goiás, São Francisco de Goiás, São Luís de Montes Belos, Senador Canedo, Trindade, Turvânia e Uruana.
Em Anápolis há atualmente doze grupos de folias, e tem como particularidade o fato de dois grupos de folias “girarem” em devoção aos “Três Reis” fora do ciclo natalino, nos meses de julho e outubro. Na cidade de Trindade ocorre também a festa de “Santos Reis” na Capela dedicada a estes santos, comemoração com programação própria, realizada no dia seis de janeiro. Nesta festa reúnem-se todos os grupos de folias de Trindade de municípios próximos, como Goiânia.
Na cidade de Trindade também ocorrem folias em outros períodos do ano, como no ciclo junino, é o caso dos grupos de folias que “giram” durante a Romaria do Divino Pai Eterno. Algumas destes grupos de folias são de outros municípios do estado, e que são compostos por romeiros.
Na capital, Goiânia, há aproximadamente 25 grupos de folias de reis que “giram” entre os meses de dezembro e janeiro. A cidade também é palco do Encontro de Folias, que ocorre anualmente na Praça Santo Afonso. Este evento recebe dezenas de grupos de folias de todo o estado, estes se deslocam para se apresentar ao longo do mesmo e demonstrar suas particularidades e toda sua devoção.