2.4. Festas Rurais na Mesorregião Centro Goiano

Essa mesorregião é extemamente urbanizada sobretudo pelo peso da Região Metropolitana de Goiânia com aproximadamente 6.003.788 habitantes( IBGE, 2010). Entre as festas rurais a de maior expressividade principalmente pelo impacto econômico decorrente de negociações, shows e público atraído, é a Exposição Agro-pecuária de Goiânia, já na sua 69º edição em 2014.

Diversos outros municípios replicam localmente também as festas de exposição agropecuária como Anincuns, Barro Alto, Bela Vista de Goiás, Caldazinha, Firminnópolis, Goianésia, Guapó, Rubiataba , Sanclerlândia e São Luis de Montes Belos. Em Brazabrantes a Festa do Boi é o destaque.

No que diz respeito às festas centradas na ação dos vaqueiros embora caracterizada pela urbanidade, esta mesorregião têm 15 municípios com Festa de Peão, 3 realizam rodeios e o Barro Alto destaca-se como único a realizar Vaquejada.

Em Trindade, é tradicional o Encontro das Fiandeiras (4ºedição). Em Aragoiânia anualmente, realiza-se no meio rural a Festa do Doce com grande participação dos produtores/as rurais.

Os produtos agrícolas são os atrativos à participação do público nas festanças. A festa da melancia ocorre em Uruana, a Festa do Arroz acontece em Caturaí, a Festa do Tomate em Goianápolis e a Guariroba, palmito tradicional na alimentação goiana tem sua festa em Aurilândia.

Em Senador Canedo, a catira, música, canto e ritmo rurais tornou-se um festival, ocorrendo desde 2010 sendo que em Agosto de 2014 aconteceu a 4º edição.