Na Mesorregião Norte as folias estão presentes nos municípios de Alto Horizonte, Alto Paraíso de Goiás, Alvorada do Norte, Campinaçu, Campinorte, Colinas do Sul, Mara Rosa, Monte Alegre de Goiás, Nova Roma, Porangatu, Santa Tereza de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Santa Terezinha de Goiás, e São João d’Aliança. Sendo que na maioria as festas de folias estão ligadas ao ciclo natalino, configuradas como folias de reis ou de São Sebastião. Somente os municípios de Alvorada do Norte, Niquelândia e Porangatu, possuem outras folias, caracterizadas como Alvorada Folia, Folia do Divino Espírito Santo e Folia de Nossa Senhora da Aparecida.
Os grupos de folias “giram” tanto no meio urbano quanto no rural em todo o estado de Goiás. Nesta mesorregião destaca-se ainda as folias presentes na Festa de Nossa Senhora da Abadia, no Muquém em Niquelândia que ocorrem no mês de agosto. Os grupos são formados pelos devotos acampados no espaço da festa, que anualmente estão lá para “pagar promessas de graças alcançadas”.
Em Alto Paraíso os grupos das folias recebem juntamente com outros grupos de manifestações festivas a oportunidade de se apresentarem no Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Evento realizado no mês de julho na Vila de São Jorge.
Outro local que as folias estão presentes nos dois ciclos festivos é no Sítio Histórico do Patrimônio Cultural Kalunga, nos municípios de Cavalcante, Monte Alegre de Goiás e Teresina de Goiás. Nestes as folias são predominantemente de origem rural, e seus “giros” ocorrem a pé ou no “lombo de um animal” como cavalos ou burros. As folias de maior expressividade são em devoção a Santo Antônio, Nossa Senhora da Abadia, Nossa Senhora das Neves, Santos Reis, Nossa Senhora da Aparecida, São Benedito, São Gonçalo, entre outros.